5 Curiosidades sobre o Ar Condicionado!

5 Curiosidades sobre o Ar Condicionado!

5 Curiosidades sobre o Ar Condicionado!

1 – Invenção!
A primeira aplicação residencial do ar-condicionado foi feita em uma mansão de Minneapolis, no ano de 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh.

2 – O inventor!
Willis Carrier, um norte-americano de Nova York. Nascido em 1876, o engenheiro deu os primeiros passos no desenvolvimento de um aparelho de ar-condicionado ainda em 1902. O equipamento era capaz de quatro funções: controlar a temperatura, regular a umidade, gerenciar a circulação do ar e limpá-lo.
O inventor registrou a patente em 1906 e ficou conhecido como o pai do ar-condicionado moderno, o que deve ter ajudado bastante a promover sua empresa, a Carrier Corporation, a partir de 1915. Ativa até hoje.
~Fonte: Exame.com

3 – Sucesso de bilheteria!

Os cinemas foram uma das primeiras indústrias a instalar aparelhos de ar condicionado para seus clientes. Isso ajudou a atrair cinéfilos que queriam ficar frescos por algumas horas, especialmente porque o ar condicionado não era muito comum. Isso funcionou para os cinemas, porque eles venderam mais ingressos durante o verão, e também funcionou bem para os clientes que podiam ficar confortáveis e curtir um filme por mais tempo.

4 – Férias quentes!

Antes de o ar-condicionado ser criado, escolas e indústrias diminuíam a velocidade ou faziam pausas completas no verão para evitar trabalhar no calor. Mesmo depois que o ar-condicionado foi popularizado, as escolas continuaram com o método das férias de verão.

5 O primeiro sistema de aquecimento!

Os romanos criaram o primeiro sistema de aquecimento central registrado no mundo, chamado Hypocaust. Eles foram a primeira cultura a ter sistemas de aquecimento em suas respectivas casas para mantê-los aquecidos, datando de 350 aC. O hipocausto envia calor de uma fornalha através do chão e tubos colocados dentro das paredes para aquecer a área. O calor gerado era regulado através da quantidade de madeira que alimentava o fogo na fornalha. Embora não fosse muito eficiente em comparação com nossos sistemas atuais, com certeza foi uma invenção maravilhosa para a época.

5685

Extra: O lado sujo!

A poluição do ar é uma das ameaças mais prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A ventilação adequada é a melhor maneira de melhorar a qualidade do ar interno. A ventilação insuficiente permite que os poluentes do ar permaneçam em casa. Isso cria um terreno fértil para fungos e bactérias nocivas. A ventilação insuficiente também pode desencadear alergias em pessoas com sistemas respiratórios sensíveis.

A diferença que os filtros de ar fazem:

Uma das causas mais comuns do mau funcionamento do HVAC é o acúmulo de sujeira no filtro de ar. Um filtro de ar entupido resulta em vários efeitos negativos. Seu principal uso, entretanto, é prender todos os contaminantes aerotransportados que colocam sua saúde em risco. Quando fica entupido com sujeira e detritos, um filtro de ar não funciona corretamente e você pode começar a respirar o ar sujo. Substituir seus filtros de ar regularmente é essencial para ar limpo e eficiência do sistema HVAC.

Quer saber como utilizar melhor o Ar Condicionado no seu ambiente?
Somos a FRYO!

#climatização #climatizaçãoindustrial #dicasdafryo #dicas #indústria #fábricas #arcondicionado #ar

Alessandro Junior

http://fryo.com.br