Como escolher o ar condicionado ideal para o meu espaço?

Como escolher o ar condicionado ideal para o meu espaço?

Qual a melhor opção de ar condicionado para meu ambiente?

Muitos modelos de equipamentos condicionadores de ar estão presentes no mercado hoje, mas e quanto chega a hora de decidir qual o melhor modelo para o ambiente. Que pontos devo observar ?

Quando falamos de instalações residenciais os modelos mais utilizados são: Ar Condicionado Split e Ar Condicionado Cassete. Onde cada um desses terá a sua aplicação conforme o layout dos ambientes internos.

Em ambientes comerciais os mesmos 3 modelos podem ser aplicados, porém mais algumas opções estão disponíveis uma vez que modelos de maior capacidade e potência podem ser oferecidos. Alguns como: Ar Condicionado Piso Teto, Ar Condicionado Built In, Splitão, Fan Coil, Self Contained entre outros.

Para ambientes industriais, da maior capacidade, mais alguns modelos de equipamentos são boas opções, também visando o tamanho dos espaços e layout de distribuição de ar. Nesses casos também podemos incluir opções com Sistemas de Dutos, Ar Condicionado VRF, Chiller, Splitão, Fan Coil, Selfs entre outros.

Para observar em um primeiro momento, o tamanho do espaço é o primeiro fator para determinar o modelo do equipamento, fontes de calor como: computadores, equipamentos, luminárias e demais ítens podem aumentar a capacidade exigida no local. O número de pessoas também influencia e a atividade que essas pessoas irão exercer, como exemplo em uma academia, a fonte de calor gerada por uma pessoa á muito acima de uma pessoa em uma sala de estar, onde a temperatura corporal é superior como fonte de calor.

Os diferenciais:

Ar Condicionado Split – Modelos mais conhecidos, possuem uma máquina interna (Evaporadora) e uma externa (Condensadora). Ideal para salas, quartos, consultórios e espaços de reunião.

Ar Condicionado Cassete – É um modelo que pode ficar centralizado no teto dos ambientes, montados para que tenham a distribuição de ar distribuídos pelas 4 saídas do equipamento. Também possuem uma unidade interna e uma externa. Sendo muito utilizados em maiores espaços com forro.

Ar Condicionado Built In – Esse modelo fica embutido no forro do ambiente, visando a distribuição de ar através de difusores e necessita de um ponto de retorno e tomada de ar externo. Esse modelo é acoplado a outro equipamento como por exemplo um Chiller. Muito utilizado em hospitais e Clínicas Médicas.

Splitão – Utilizados em indústrias com grandes áreas, atua como um Ar Condicionado Split porém com uma alta capacidade e potência. Substitui a instalação de várias máquinas menores. Otimizando o espaço de vários equipamentos menores no mesmo local.

Ar Condicionado VRF – Um modelo mais tecnológico, muito utilizado em edifícios comerciais e grandes residências. Esse sistema pode atender até 64 máquinas internas com apenas 1 externa. Otimiza espaço em prédios que só possuem uma área de máquinas limitada. Além de contarem com muitos componentes de proteção e monitoramento dos ambientes, temperatura e dos equipamentos.

Agora, se você procura mais informações sobre os modelos industriais como Selfs, Chiller, Fan Coil, um projetista pode auxiliar durante a escolha desse sistema. Sendo que cada modelo pode ter um objetivo e devem ser escolhidos baseado no melhor desempenho de trabalho/consumo de energia.

Ficaram mais dúvidas sobre esses modelos ? Ou precisa de um auxílio especializado na escolha dos equipamentos ?
Nossos consultores podem auxiliar o seu projeto!

Somos a FRYO!

#arcondicionado #arcondicionadoindustrial #chiller #climatizacao #climatizacaoindustrial #projetodearcondicionado #fryo #fryobr

Alessandro Junior

http://fryo.com.br

Podemos te ajudar?