Como funciona o Ar Condicionado dos cinemas?

Como funciona o Ar Condicionado dos cinemas?

Pipoca, Poltronas confortáveis, bom filme e… Ar Condicionado!

Que o ambiente do cinema é muito agradável todo mundo sabe e concorda!

As grandes exibições e redes de cinema já voltaram a funcionar com restrições, porém todas adotaram atividades contra COVID-19 para a segurança dos seus clientes. Mas, você sabe como funciona o ar condicionado dos cinemas?
A importância do ar condicionado nos cinemas vai além da climatização e conforto térmico, uma vez que os ambientes são fechados e contam com a permanência por mais de uma hora e a circulação de pessoas durante as sessões, a Renovação de Ar nesse tipo de ambiente é essencial para a manutenção da Boa Qualidade do Ar.

O cinema tem o histórico antigo de que durante o verão, as salas de exibição tinham um número reduzido de visitantes devido às altas temperaturas, até que o Ar Condicionado se tornou comum nesses ambientes. E isso começou a ser adotado na década de 1930, quando os primeiros sistemas de climatização começaram a ser instalados.

Qual o modelo de Ar Condicionado para as salas de cinema?

Nesse tipo de ambiente não são utilizados os modelos de ar condicionado split tradicionais, os mais conhecidos. A regulamentação exige que outros tipos de máquinas sejam adotadas nesses espaços. Os chamados Climatizadores Fancoil e Chillers Industriais. Que são dimensionados de acordo com um Projeto de Climatização.

Esses equipamentos possuem componentes de variações de temperatura, sensores e o mais importante para esse tipo de ambiente, os sistemas de filtragem! Altamente necessários para a boa Qualidade do Ar!

Além da filtragem, a Ventilação e a Renovação de Ar devem ser muito bem dimensionadas para que o ar seja renovado de acordo com as dimensões, número de pessoas, climatização e seguindo todas as normas técnicas.

Onde encontramos o ar condicionado nos cinemas?

A instalação dos equipamentos é realizada com dutos que direcionam a movimentação e insuflamento de ar para dentro das salas, no interior podemos visualizar os difusores que são as “grelhas” que ficam visíveis do lado de dentro das salas. O ar é insuflado da máquina ao duto e os difusores são os responsáveis pelo direcionamento de ar para as salas.

Medidas anti covid-19 nos cinemas!


Temos visto que as grandes redes de cinema estão adotando cada vez mais medidas de seguranças junto aos shoppings para que o controle e a redução da dispersão do vírus covid-19 seja reduzido nesses ambientes. Uma grande rede conhecida no país adota a Renovação de Ar com Sistemas de Filtragens ativando o sistema horas antes das sessões iniciar, contando com que toda a massa de ar das salas seja renovada antes de cada sessão e sala começarem a receber o público. Medidas que farão a diferença nesse controle anti-vírus.

E você, quando vai ao cinema já tinha observado esses pontos? Deixe o seu comentário ou dúvida aqui nesse post.

Somos a FRYO!

#arcondicionado #cinema #filmes #movies #climatização #climatizaçãoindustrial #chiller #fancoil #industrias #engenharia #projetos #fabricas #fryo #fryobr

Alessandro Junior - FRYO®️

http://fryo.com.br