O que fazer quando o filtro de ar condicionado fica bloqueado?

O que fazer quando o filtro de ar condicionado fica bloqueado?

Os filtros de ar condicionado são os responsáveis pela retenção e eliminação das impurezas do ar que será insuflado para dentro dos ambientes de trabalho.

A remoção de sujidades como: poeira, fumaça, bactérias, entre outros poluentes é realizada quando o filtro de ar condicionado se encontra limpo.
Cumprir a filtragem correta diminui os riscos de contaminação para quem utiliza os ambientes climatizados.

Proteção para usuários e equipamentos!

Sem os filtros de ar condicionado, as impurezas passariam livremente e se espalhariam pelo ar que você respira. Um filtro com sujidades ou bloqueado no seu ar condicionado é uma ameaça à saúde e aumenta os gastos com energia ao longo do tempo.

Mas, o que fazer quando os filtros estão bloqueados de sujeira?

Antes de tudo é importante sabermos que o ar condicionado tradicional possui o sistema de filtragem de acesso fácil na unidade evaporadora (equipamentos internos). Esses filtros devem ser higienizados dentro de 7 a 15 dias de acordo com o tipo de ambiente.

Os fabricantes de ar condicionado indicam que essa limpeza seja realizada com detergente neutro e água morna, uma limpeza simples que auxilia tanto o funcionamento do equipamento quanto a filtragem do ar.

Um segundo tipo de limpeza, que deve ser realizada por técnicos especializados é a limpeza intensiva dos equipamentos, onde as máquinas devem ser desmontadas ou passarem por uma higienização intensiva com produtos especiais através de máquinas e sistemas de higienização específicos para equipamentos de climatização.

Essa limpeza deve ocorrer quando os equipamentos passam por um longo período de funcionamento ou quando é constatado que as sujidades já se encontram no interior das máquinas.
Quando as máquinas possuem sujidades no seu interior, podem atrapalhar o funcionamento de componentes e peças internas.


Os benefícios da limpeza dos filtros de ar condicionado.

A limpeza dos filtros, além de promover a qualidade do ar para os ambientes internos, melhoram o sistema de filtragem influenciando diretamente no desempenho dos equipamentos.

As máquinas aumentam o consumo de energia quando os componentes estão bloqueados. Em pouco tempo os equipamentos de refrigeração podem consumir 50 a 70% a mais do que o consumo normal.


Um terceiro fator que os filtros de ar condicionado obstruídos provocam é a falha ou dano total à alguns componentes internos, podendo fazer com que o ar condicionado pare de funcionar totalmente. Mais um fator que leva a gastos com manutenções corretivas e compra de peças que pode ser evitado.

Saiba mais sobre os tipos de filtros existentes!

Preparamos um artigo específico sobre os modelos de filtros para ar condicionado e sistemas de refrigeração.

Acesse o nosso artigo no link abaixo:

Filtro de Ar Condicionado – Fique Atento!

Ficou interessado em higienizar os seus equipamentos ou realizar a troca de filtros?

Entre em contato com a nossa equipe comercial

Somos a FRYO!

#engenharia #engenhariadealimentos #dicasdesaude #arcondicionado #projetos #filtros #industrias #manutençãoindustrial #manutenção #fryo #fryobr

Alessandro Junior - FRYO®️

http://fryo.com.br