Isolamento Térmico para Câmaras Frigorificas - Fryo Climatizadores
image

Entre em contato

(15) 3326-4740 / (11) 3382-7901 / (48) 4052-8563

Blog

Isolamento Térmico para Câmaras Frigorificas

Por: Desenvolvimento Fryo | 4 de agosto de 2020

Muitos produtos dos setores alimentícios, farmacêuticos e de bebidas se deterioram com rapidez quando expostos à temperatura ambiente. A aplicação de baixas temperaturas (através de congelamento ou resfriamento) é o método mais usual para a conservação durante períodos prolongados.

O isolamento térmico é a maneira mais adequada de conservar o frio em uma câmara fria ou em qualquer outro tipo de compartimento frigorifico.

Visando que os equipamentos possam trabalhar da maneira mais eficaz quando se dificulta a entrada de temperaturas elevadas no interior das câmaras. Escolher corretamente o material que será utilizado é fundamental na hora de construir uma câmara frigorífica, seja ela de qualquer porte.

Este isolamento consiste em reduzir a transmissão de energia calorífica do interior da câmara fria para os espaços adjacentes. Além de minimizar as trocas térmicas indesejáveis, evita a condensação na face externa das paredes da câmara fria, pois ele mantém a temperatura da ambiente externo isolado.

Sabendo que os materiais isolantes são porosos, a contenção térmica se deve à baixa condutividade térmica do ar contido nos seus espaços vazios.

A transferência de calor ocorre, principalmente, por condução. Outro ponto importante é o isolamento do piso, onde cada tipo de trabalho e temperatura apresenta o seu ponto específico, o isolamento térmico do piso é necessário em temperaturas abaixo de 0ºC para que não ocorra danos no solo e no piso, uma vez que nessas temperaturas a água do solo pode congelar elevando o piso.

Nas câmaras onde temos produtos resfriados trabalhando com temperaturas acima de 0ºC temos a opção de aplicar o isolamento térmico ou não, sendo que quando este é feito, a conservação da temperatura no interior da câmara será mantido por mais tempo.

Porém, nessa faixa de temperatura não é obrigatório o isolamento. As câmaras frias devem ter o isolamento térmico aplicado corretamente para esses três principais pontos:

– Tempo maior de conservação da temperatura interna

– Economia de energia dos equipamentos (ficam ligados por períodos menores)

– Proteção contra danos no piso (no caso da câmara de congelados)

Este é um método essencial para qualquer Câmara Frigorífica!

Precisa de mais informações sobre Isolamento Térmico? Fale com a nossa equipe especializada para saber mais!

Não se esqueça de curtir e compartilhar!


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

topo
WhatsApp
Enviar