Torre de Resfriamento
Torre de Resfriamento – Funcionamento
Função
A sua principal função é o resfriamento da água que circula por um processo industrial.
As torres de resfriamento são sistemas de recirculação de água utilizadas para remover ou diminuir o calor de equipamentos de ar condicionado e alguns processos industriais que contam com circulação de água.
Os chillers industriais para processos, são um modelo de equipamento que junto a essas torres tem o seu trabalho otimizado.
Os sistemas de torre de resfriamento funcionam usando água para extrair o calor residual de um sistema e ejetá-lo na atmosfera principalmente por meio da evaporação. Os três componentes principais de um sistema de resfriamento são a torre de resfriamento, a bomba de recirculação e o trocador de calor. A água passa primeiro por um trocador de calor onde absorve o calor. A água é então distribuída pelo topo da torre de resfriamento, onde o ar passa pela água quente, fazendo com que uma parte da água evapore. O calor é transferido da corrente de água para a de ar, elevando a temperatura e a umidade relativa do ar para 100%. Esse ar quente é então descarregado na atmosfera, resultando em um jato de água fria. A água resfriada da bacia é então bombeada de volta por meio de um trocador de calor e o ciclo se repete.
Dispositivos de rejeição de calor evaporativo, como torres de resfriamento, fornecem temperaturas de água significativamente mais baixas do que as alcançáveis com dispositivos de rejeição de calor seco ou resfriado a ar, conseguindo assim um sistema de resfriamento mais econômico e eficiente em energia.
Manutenção
Eles exigem manutenção especializada para garantir uma operação segura, eficiente e confiável, incluindo um programa de tratamento de água eficaz.
A água evaporada deixa impurezas dissolvidas da água de reposição, que podem se tornar concentradas, causando incrustações, depósitos e corrosão. Esses problemas podem causar falha no equipamento de água, levando à paralisação da produção, custos adicionais e eficiência reduzida. O tratamento profissional de água minimiza esses desafios por meio de suporte especializado, otimização focada e práticas recomendadas do setor.
Construção
Uma torre de resfriamento é composta por bombas d’água e uma grande bacia. As bombas fornecem água para o resfriamento enquanto a bacia coleta e drena a água descartada do sistema. A bacia é uma grande estrutura hiperbolóide, cilíndrica ou retangular feita de plástico, composto, concreto ou aço e contém os bicos de pulverização, meios de enchimento da torre de resfriamento e outros equipamentos de dispersão de calor.
Embora grandes estruturas de torres de resfriamento (mais de 200 pés de altura e 100 metros de diâmetro) sejam comuns, existem sistemas menores que podem ser instalados em locais menores e no topo de edifícios.
Está procurando o modelo ideal de uma Torre de Resfriamento? Entre em contato com a nossa equipe.
Somos a FRYO!