Torre de Resfriamento - Fryo Climatizadores
image

Entre em contato

(15) 3326-4740 / (11) 3382-7901 / (48) 4052-8563

Blog

Torre de Resfriamento

Torre de Resfriamento

Por: Alessandro Junior - FRYO® | 16 de dezembro de 2020

Torre de Resfriamento – Funcionamento

Função

A sua principal função é o resfriamento da água que circula por um processo industrial.
As torres de resfriamento são sistemas de recirculação de água utilizadas ​​para remover ou diminuir o calor de equipamentos de ar condicionado e alguns processos industriais que contam com circulação de água.
Os chillers industriais para processos, são um modelo de equipamento que junto a essas torres tem o seu trabalho otimizado.

Os sistemas de torre de resfriamento funcionam usando água para extrair o calor residual de um sistema e ejetá-lo na atmosfera principalmente por meio da evaporação. Os três componentes principais de um sistema de resfriamento são a torre de resfriamento, a bomba de recirculação e o trocador de calor. A água passa primeiro por um trocador de calor onde absorve o calor. A água é então distribuída pelo topo da torre de resfriamento, onde o ar passa pela água quente, fazendo com que uma parte da água evapore. O calor é transferido da corrente de água para a de ar, elevando a temperatura e a umidade relativa do ar para 100%. Esse ar quente é então descarregado na atmosfera, resultando em um jato de água fria. A água resfriada da bacia é então bombeada de volta por meio de um trocador de calor e o ciclo se repete.

Dispositivos de rejeição de calor evaporativo, como torres de resfriamento, fornecem temperaturas de água significativamente mais baixas do que as alcançáveis ​​com dispositivos de rejeição de calor seco ou resfriado a ar, conseguindo assim um sistema de resfriamento mais econômico e eficiente em energia.

Manutenção

Eles exigem manutenção especializada para garantir uma operação segura, eficiente e confiável, incluindo um programa de tratamento de água eficaz.

A água evaporada deixa impurezas dissolvidas da água de reposição, que podem se tornar concentradas, causando incrustações, depósitos e corrosão. Esses problemas podem causar falha no equipamento de água, levando à paralisação da produção, custos adicionais e eficiência reduzida. O tratamento profissional de água minimiza esses desafios por meio de suporte especializado, otimização focada e práticas recomendadas do setor.

Construção

Uma torre de resfriamento é composta por bombas d’água e uma grande bacia. As bombas fornecem água para o resfriamento enquanto a bacia coleta e drena a água descartada do sistema. A bacia é uma grande estrutura hiperbolóide, cilíndrica ou retangular feita de plástico, composto, concreto ou aço e contém os bicos de pulverização, meios de enchimento da torre de resfriamento e outros equipamentos de dispersão de calor.

Embora grandes estruturas de torres de resfriamento (mais de 200 pés de altura e 100 metros de diâmetro) sejam comuns, existem sistemas menores que podem ser instalados em locais menores e no topo de edifícios.

Está procurando o modelo ideal de uma Torre de Resfriamento? Entre em contato com a nossa equipe.

Somos a FRYO!

climatização #climatizaçãoindustrial #torrederesfriamento #chiller #resfriamento #processoindustrial #fryo #fryobr

Não se esqueça de curtir e compartilhar!


Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

topo
WhatsApp
Enviar